O futuro reside na busca por alternativas sustentáveis!
O desenvolvimento exige uma postura pautada na preservação
Diante disso, vemos que a necessidade de reduzir essas emissões torna-se cada vez mais urgente, já que inúmeros problemas advém delas. Assim, ideias que propõem a redução da taxa de poluentes no ar tornam-se essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Nesse viés, o projeto MoringAR funciona como uma alternativa a essa realidade, visando, por meio da ação da semente da moringa, a filtração da fumaça advinda de fornos a lenha.
As emissões de CO2 na atmosfera é uma problemática crescente
Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA), em 2019 emitimos mais de 33,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Essa realidade reflete o impacto que causamos ao meio ambiente a partir de processos simples como a utilização de um automóvel, a produção de um equipamento ou até mesmo a fabricação de alimentos.
Reduzir os altos índices de poluentes em nossa atmosfera têm-se mostrado um dos maiores desafios da atualidade, já que, muitas vezes, não há a priorização de políticas que busquem um desenvolvimento econômico mais ecológico e sustentável. Logo, as consequências de tais atitudes estão estampadas nas inúmeras mortes, bem como no crescimento e agravamento de doenças respiratórias.
A força da Moringa
A Moringa oleifera, típica do Nordeste brasileiro, apresenta uma gama de utilizações, sendo empregada no tratamento da água, na indústria farmacêutica e como fonte de nutrição, como pode-se perceber a partir do vídeo ao lado.
Quem somos nós?
Joanna Alycia
Oriunda de Rafael Godeiro/RN, Joanna tem 17 anos e reside em Mossoró, cidade em que cursa Técnico em Edificações no IFRN. Como líder da equipe, tem atuado desde o desenvolvimento das ideias iniciais até a elaboração do projeto em si, tendo como enfoque principal a área médica e social.
Marcos Vinícius
Tem 17 anos, mora em Mossoró/RN e é aluno do curso Técnico em Edificações no IFRN. Atua no projeto introduzindo medidas de educação ambiental, desde a conscientização local até o acompanhamento dos índices de desmatamento, visando um desenvolvimento mais ecológico e sustentável.
Levi Oliveira
Nascido e criado no munícipio de Mossoró/RN, Levi tem 18 anos e é aluno do IFRN onde cursa Técnico em Edificações. É o responsável pela coordenação financeira do projeto, atuando a fim de promovê-lo de forma ecológica e financeiramente viável.
Gabriel Nascimento
Nascido em Mossoró/RN, Gabriel tem 17 anos e é secundarista no IFRN, onde cursa Técnico em Informática. No projeto, é responsável pelas áreas Design e Marketing, e, por meio dos seus conhecimentos, busca gerar uma imagem inovadora e ecologicamente correta para a empresa.
Lara Silva
Oriunda de Quixeré/CE, tem 17 anos, reside em Mossoró/RN e é graduanda no curso Técnico em Mecânica pelo IFRN. É uma integrante da equipe que possui o intuito de atuar na construção e no desempenho do filtro, por meio de seus conhecimentos práticos e teóricos em soldagem, hidráulica e mecânica dos fluidos.
Jéssica Guedes
Nascida em Fortaleza/CE, tem 29 anos. Fez graduação em História na Universidade Federal do Ceará e pós-graduação em História na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com ênfase em cidades. Entende a importância do projeto MoringAR, que se propõe a construir um outro modelo de cidade.
Agradecimentos
Apoiadores
Rísia Amaral - IFRN
Felipe Bento - IFRN
Clayton Maciel - IFRN
Hélio Henrique - IFRN
Fábio Procópio - IFRN
Claudio Dantas - UFRN
Casa de Taipa Horta & Jardim
​
​